Entrevista com frei Tomislav Vlasic

25 anos com Maria

No ano de 2006, quando se completaram 25 anos das aparições de Nossa Senhora em Medjugorje. O senhor  foi testemunha dos acontecimentos nos primeiros anos. Sob a luz de sua jornada pessoal e sua experiência sacerdotal, que memórias despertam em você hoje ?

Com respeito a meus anos passados em Medjugorje, não muitas coisas vem a minha mente agora. Em 1985 eu me retirei de Medjugorje para viver em contemplação. Meu relacionamento com Deus cresceu profundamente e houve um despertar da memória de minha alma, o espaço onde o Espírito Santo foi capaz de assumir o papel de ator principal, revelar o Mistério. Nesta memória não há tanto do fenômeno de Medjugorje, mas a divina realidade de viver e verdadeiro Deus e a Mãe de Deus que está presente e trabalha em nós. Esta é a verdade da Igreja.

Quem quer que receba uma graça extraordinária deve produzir frutos para a Igreja. Os videntes disseram, com respeito a alguns dos segredos, que quando eles forem revelados será demasiado tarde para muitos. Isto significa que o que conta é a nossa participação na ação divina em nós, incluindo o que está sendo manifestado em Medjugorje de maneira extraordinária.

Então o que o senhor pensa que é a coisa mais importante sobre Medjugorje ?

Como eu disse a memória de nossa alma grava todas as coisas. O Espírito Santo revela o conteúdo dela para nós gradualmente, para nos levar para a completa verdade. Tudo isto leva confiança para a Igreja para nos acompanhar em nossa caminhada para Deus, como o depósito da divina verdade que é revelada para nós.

Para todos nós é de extrema importância que nós aceitemos a Mãe de Deus como parte do plano de salvação de Deus; e aceitemos sua pessoa. Seguindo seu exemplo e deixando a nós mesmos sermos guiados por seu Amor Maternal nós participamos na sua glorificação. Através de Maria nós compreendemos Deus em nós, e em nós Ele cresce, oferece a si mesmo e é glorificado. Através de Maria, mais santidade tomará parte no plano salvífico de Cristo.

É uma jornada dinâmica que envolve o ser humano em todos os níveis de sua existência e guia seu desenvolvimento. Por esta razão, ele também pode confundir e impressionar alguém, mas em um bom sentido. Para quem aceita a ação de Deus e se converte, permite a si mesmo ser totalmente incluído no plano salvífico, trabalhando para Jesus Cristo, o Salvador,  permite a si mesmo se tornar um instrumento da divina ação. Se isto não acontece, o homem permanece fechado dentro de seu pequeno mundo,em si mesmo,  apesar de permanecer alguém que acredita.

Nossa Senhora em Medjugorje continua a nos convidar para a conversão. O senhor acha que as pessoas estão verdadeiramente convertendo-se ?

Os frutos são muitos e evidentes. Se as pessoas estão se convertendo, vamos deixar o Céu para julgar. Na mensagem de 25 de dezembro de 2005 dada a Jakov, Nossa Senhora disse: “Filhinhos, através de todo este tempo no qual Deus tem permitido a Mim estar com vocês, eu tenho continuamente chamado vocês a conversão. Muitos de seus corações tem permanecido fechados... Comecem a rezar para Deus pelo presente da conversão” Eu acho que estas palavras devem nos levar a uma séria reflexão.

O senhor não acha que esta mensagem é talvez muito severa; que desencoraja aqueles com boa vontade mas que se sentem muito fracos ?

Gostaria de dizer Não ! Isto é um erro, baseado em nossos medos, os quais imediatamente procuram por justificativas. São Francisco de Assis, no fim de sua vida terrestre falou a seus irmãos: “Irmãos, vamos começar do início porque nós não fizemos nada!” Estas palavras são muito significativas para todos nós.

Quando uma pessoa está aberta para Deus ela sempre vê novos horizontes adiante de si mesmo, e sempre recebe novas graças. Ele é fascinado pela vida em Deus e com a mesma fascinação vital atrai outros a Deus, desde que ele sente este ímpeto e é influenciado.

Nestes nossos tempos, nos quais o mal está fortemente presente, Deus espera que seus filhos deixem a si mesmos serem fortemente envolvidos em sua vida divina, então eles por sua vez podem envolver outros e vencer e destruir o mal e ultimamente vencer a própria morte em si mesma, se os que crêem permanecem fora desta ação dinâmica, eles permanecem os mesmos, eles não chegam a conversão autêntica e eles estão sujeitos para a ação agressiva do mal.

Nesta mensagem que você citou, Nossa Senhora falou nos pede para rezar. Por vários anos, Ela tem continua a pedir por oração, quase com insistência. Qual a sua opinião ?

Nossa Senhora  acredita por si mesma. Ela nos mostra o caminho; Ela indicou o melhor significa nos despertar em nossa divina vida e em todos os dinamismos. Não há dúvida que a oração é de fundamental significado para a ativa participação na vida da graça.

Por que várias de nossas orações não são atendidas, mesmo quando nós achamos que elas são coisas boas ?

Santo Agostinho explica que pessoas más de maneira má para coisas más. Nós giramos ao redor de nós mesmos e nós queremos envolver todos e tudo, incluindo Deus em nossas necessidades egoístas. Deus se retira deste tipo de comportamento.

Nesta mensagem de 25 de dezembro de 2005, que eu citei anteriormente, Nossa Senhora também diz: “Meus filhos, Jesus é Paz, Amor e Alegria. Então decidam-se por Jesus”. A verdadeira oração aumenta aquele que reza e o coloca para dentro da vida de Cristo. Isto o tira de seu egoísmo e o faz participar da dinâmica da salvação. Isto é a oração que alcança seu alvo.

Nossa Senhora tem frequentemente nos falado para jejuar. Muito tem dificuldade em jejuar. Pode o senhor nos dizer algo sobre isto ?

Nós devemos entender que no plano de Deus tudo é conectado harmoniosamente; também o jejum. Independente da forma na qual escolhemos jejuar, este escopo é para conduzir a pessoa para longe da alienação do consumismo material e espiritual, e acordar em busca de Deus, para Ele dirigir em direção a conversão. Também com oração, jejum também tem um indispensável significado para alcançar Deus.

Qual o conselho você poderia nos dar para avançar na jornada espiritual ?

O espaço de nossa vida é a entrada da mística união com Jesus; para entrar na totalidade desta vida. Se nós temos o Filho, então nós também temos o Pai e o Espírito Divino irá nos conduzir – disse São João, o Apóstolo. Se nós permitimos a nós mesmos ser envolvidos e inundados por Jesus Cristo, então nós seremos Suas pessoas e Ele, o Emmanuel, o Deus conosco. Todas as aparições, todas as graças concedidas a nós tem este propósito.

Se nós viajamos decisivamente nesta direção, isto é, para a total união com Jesus, então tudo em nossa vida vai mudar. Fé, esperança e amor se torna dinâmico, capaz de envolver e inundar outros. Este é o caminho que nós nos tornamos envolvidos na ação da graça divina e participantes no mandato dos apóstolos, movidos pelo poder do Espírito Divino. De outra forma, nós permanecemos bloqueados em nossa própria superficial religiosidade, girando em torno de nós mesmos e nossa preocupação para o futuro e tentando trazer outros não envolvidos em Deus mas em si mesmos; isto é um turbilhão destrutivo.

O mundo não parece estar indo muito bem. Várias pessoas estão preocupados, pessimistas. O que você acha que algo no mundo está mudando ?

Muito está mudando! Deus é o verdadeiro protagonista da história mesmo se Ele parece oculto. Sua ação é silenciosa, oculta para os grandes da Terra. Ele transforma tudo e Ele não quer destruir nada. Ele permite as crises humanas então cada homem irá procurar a Deus e se converter. Deus faz coisas maravilhosas  todos os dias, frequentemente através dos pequenos, pessoas simples, aquelas que estão mais escondidas. Exceto, Ele tem sempre atuado neste caminho através da história, mesmo na vida da Virgem Maria.

O que você espera do 25 aniversário das aparições em Medjugorje ?

Um jubileu é um jubileu. Um jubileu traz muitas graças com ele e abre grandes roteiros para a ação divina. Então eu espero muito. Em particular eu espero um despertar das pessoas de Deus: com respeito as orações, conversão e jejum; isto é o que pode ser recebido por Deus.

Eu espero que cada crente possa compreender que o principal local onde Deus atua é dentro de si mesmo, na sua alma. Os frutos virão, tanto dentro como em volta das pessoas. As pessoas de Deus irão então ver a realização das Suas promessas; Eles irão ver a salvação da humanidade. E então os crentes irão carregar  anúncio das felizes notícias da salvação de cada pessoa. Esta é a minha esperança e também a minha oração a Deus e a Nossa Mãe.