Padre Tomislav Pervan provincial que foi padre da paróquia de Medjugorje durante muitos anos no inicio das aparições fala o seguinte sobre elas no aniversário de 20 anos:

 

Eu estive aqui desde o primeiro dia e nestes 20 anos fui testemunha dos acontecimentos. Nas primeiras partes do primeiro dia na qual os videntes por medo não tiveram coragem de dizer nada e no segundo dia foram puxados por uma alguma força até hoje e justamente hoje é a noite anterior ao acontecimento em que a Virgem Maria disse: “Eu sou a Rainha da Paz, eu sou a Mãe do Céu, não tenham medo! Eu sou a Mãe de vocês!” depois seguiu-se, diria eu, a perseguição. Passaram-se semanas seguidas de perseguição, prisão, cadeia e mesmo assim no final venceu a verdade. E porque ? Porque o Espírito se conhece no Espírito. Assim ocorreu, acredito eu. Também aqui em Medjugorje a  Igreja reconheceu a voz dos videntes. A Voz que vinha deles não era uma voz demoníaca, do diabo ou de satanás. É a voz de Deus. A igreja crente que reza, que crê, que reconheceu Maria mas eu digo, o Espírito se conhece pelo Espírito por isto a voz deles, testemunho deles foi um desafio para a Igreja e a Igreja são vocês aqui. Igreja que ora, que jejua, que se converte, quer dizer, vocês são um testemunho e por isso se hoje alguém, fala, se duvida de Medjugorje como uma realidade assim como da veracidade das aparições eu diria que concordo com vocês que Medjugorje a declaração deles concorda com a Igreja: Que é verdade não é mentira, que é uma aparição divina e não uma visão como se diz.

Fátima aconteceu em Fátima em nenhum outro lugar. Lourdes em Lourdes em nenhum outro lugar além na caverna de Maria. Medjugorje acontece em todos os países do mundo: Nova Zelândia, na Austrália, Korea, Japão, China, do Alaska ao Havaí, na América do Sul, Estados Unidos e a Sibéria. Isto é Medjugorje. Isto é uma rede, um tipo de internet mundial presente na Igreja e isto não se pode mudar. Pode-se tapar o sol com a mão e ele brilhará apesar da mão. Nenhum de nós sabe o que é a luz e ela brilha e há vida.  Assim aqui também: graças acontecem, graças se revelam, o mundo se cura e converte e este é o desafio de Medjugorje e este é o nosso testemunho aqui hoje.  Aqui vocês não estão em uma miragem, não estão enganados. E obrigado por terem vindo. Obrigado especialmente aos videntes por estes 20 anos, eu diria, pelo sacrifico deles, testemunho e fidelidade.