Reagan, Gorbachev e Medjugorje



Um pouco antes de assinar o Acordo de Paz em 1987, ao presidente Reagan foi dado (por Alfred Kingon, naquela tempo, Embaixador americano na Europa) uma carta de Marija Pavlovic, uma das videntes de Medjugorje. De acordo com Kingon, o president Reagan, visivelmente comovido, telefonou para agradecer à Marija em Medjugorje, en entao proseguiu se encontro com Gorbachev depois de exclamar, “Agora, eu vou para este encontro com um espírito novo!” Marija escreveria mais tarde à, “a pedido do embaixador Kingon,” informando-o, como ela fez com o presidente americano, da mensagem de paz de Nossa Senhora em Medjugorje. Kingon assegura que isto foi traduzido para o russo e colocado nas mãos de Gorbachev no Kremlin.

Também algum tempo depois, Reagan escreveu ao frei John Villanova, capelão do santuário de Fátima, Portugal, agradecendo-o por ter envidao a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Estava “escada acima no meu quarto e de Nancy’s” na Casa Branca quando ele e Gorbachev “estava se encontrando em baixo da escada.”

Um não-catolico, embaixador Kingon, secretário de gabinete do president Reagan antes de ser nomeado embaixado na Europa, deu o testemunho – e também de si próprio, depois de sua peregrinacao a Medjugorje – em 1992, na Conferência Nacional sobre Medjugorje na uiversidade de Notre Dame: “Nossa Senhora está vindo para todos os seus filhos na terra, para a preparação de uma grande transformação das coisas humanas!”

Nota do Editor: como notado acima, esta história está também no livro de Denis Nolan, Medjugorje and the Church, © 2007.

O texto da carata de Marija ao president Reagan pode ser lido em nosso livro The Best of “The Spirit of Medjugorje,” Volume I.