Palestra de Ivan em Medjugorje


Palestra de Ivan, um dos seis videntes feita em Medjugorje, em 3 de junho de 2003. O encontro aconteceu na sala de conferências construída atrás da igreja de São Tiago. A palestra foi transcrita em inglês por Teresa Parker, membro do Grupo Internacional de Orações.  

No começo de nosso encontro, eu gostaria de agradecer a todos vocês. E eu gostaria de compartilhar com vocês todas as principais mensagens que Nossa Senhora tem compartilhado conosco durante estes 22 anos. Eu espero que vocês entendam que é muito difícil para mim compartilhar tudo o que aconteceu. Mas irei tentar compartilhar com vocês as coisas mais importantes. E conduzir os pontos principais sobre como nós devemos viver nossas vidas. E eu gostaria de usar palavras simples, da mesma maneira que Nossa Senhora fala para todos nós. Antes de começar falando sobre as mensagens, eu gostaria de compartilhar algumas poucas palavras. No começo das aparições, para mim e para minha vida anterior a 1981 foi uma grande surpresa. Porque ? Antes das aparições, eu nunca sonhei que algo como isso pudesse acontecer. Eu nunca ouvi nada sobre aparições de meus pais. Eu nunca li sobre isto. E eu nunca tive nenhuma devoção especial por Nossa Senhora. Eu era praticante, eu ia a igreja e rezava com meus pais. E como criança, quando eu rezava junto com meus pais, eu não podia esperar para que as orações terminassem. Este era o modo que eu era quando criança. Eu não quero que vocês olhem para mim hoje como se eu fosse perfeito ou que eu sou um santo. Eu não o sou. Eu estou tentando ser melhor, ser santo e este é o meu desejo. E este desejo está profundamente colocado (depositado) em meu coração. E não significa que se eu vejo Nossa Senhora, eu tenho uma conversão da noite para o dia. Eu sei que minha conversão é um longo processo, um programa para toda a minha vida para o qual eu tenho que decidir mudar diariamente. E eu tenho que estar aberto ao Espírito Santo, estar aberto a Sua graça. Este é o modo no qual eu cresço na minha santidade. Para aceitar as palavras do Evangelho, ter uma fé firme e este é o modo em que nós crescemos em santidade.

 Mas a cada dia, a cada dia destes 22 anos, eu sempre fico me perguntando: “Mãe, porque eu?” “Mãe, você não podia encontrar alguém melhor do que eu?”,”Mãe eu estou sendo capaz de fazer tudo o que você quer de mim?”,”Mãe, você está satisfeita comigo?”. Eu sempre pergunto a mim mesmo. E durante uma das aparições quando eu estava sozinho com Nossa Senhora eu perguntei a Ela: “Mãe, porque eu ?” E Nossa Senhora me sorriu e disse “Meu querido filho, eu nunca procuro pelos melhores”. 22 anos atrás Nossa Senhora apontou Seu dedo em direção a mim. Eu fui escolhido para se tornar Seu instrumento, um instrumento nas Suas mãos e nas Mãos de Deus. E nestes 22 anos eu tenho me perguntado, “Mãe, porque eu, porque não aparece para todos, todos acreditariam em você”. Não teria necessidade de eu ir e falar com vocês, e eu teria mais tempo para mim mesmo. Mas claro, todos nós não somos capazes de entrar dentro do plano de Deus e ver exatamente o que Deus quer de nós. Mas todos nós temos de estar felizes porque a Mãe está conosco, porque Ela quer nos falar que nós estamos em perigo, e que nós temos que começar a mudar nós mesmos. E Nossa Senhora quer nos levar em uma boa direção. E quando nós não somos capazes de vê-La, nós devemos estar felizes. E a Gospa disse: “Abençoados aqueles que não conseguem ver, mais acreditam”. 

 Para mim e para a minha vida, estas aparições são uma grande graça uma grande alegria. E é uma alegria estar na escola com Ela, na escola da paz, na escola do amor, na escola da oração. É um grande presente, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. E eu sei que eu tenho recebido muito de Deus ! Mas eu também sei que Ele quer muito de mim“. E acreditem em mim isto não é fácil, e não é simples gastar o tempo com Nossa Senhora todos os dias, 5 minutos, 10 minutos, algumas vezes meia hora. E é muito difícil depois deste tempo voltar a viver na terra, e somente viver a vida na terra. Algumas vezes após a aparição, eu preciso de uma meia hora para voltar a realidade deste mundo. E estar com Nossa Senhora verdadeiramente significa estar na luz do paraíso. Nossa Senhora vem aqui, ela parece querer trazer-nos uma parte do paraíso. 

 Quais são as mensagens mais importantes que Nossa Senhora quer dar para nós ? A mensagem de paz, conversão, oração, oração com o coração, penitência e jejum, fé firme, perdão, amor e esperança. Então essas são as mais importantes, mensagens essenciais as quais Nossa Senhora tem trazido-nos nestes últimos 22 anos. No começo das aparições, Nossa Senhora se apresenta como “Rainha da Paz”. E em Suas primeiras palavras ela nos fala: “Queridos filhos, eu venho porque  Eu fui mandada por Meu Filho para ajuda-los. Queridos filhos, deve haver paz entre os homens e entre os homens e Deus. Queridos filhos, paz, paz, paz. A Paz deve reinar. Queridos filhos, deve existir paz entre os homens e entre os homens e Deus. Queridos filhos, o mundo de hoje e esta humanidade estão em grande perigo, e isto é, o perigo de serem destruídos por si mesmos”. Esta foi a primeira mensagem. 

 Esta foi a primeira mensagem; estas foram as primeiras palavras, as palavras que Nossa Senhora deu para o mundo através de nós. E destas palavras, nós podemos ver qual o grande desejo de Nossa Senhora e, este é a paz. A Mãe vem do Rei da Paz. E quem pode conhecer melhor do que Ela quanta paz nós precisamos no mundo de hoje ? Quanta paz nós precisamos em nossas famílias, quanta paz os jovens precisam hoje e quanta paz nós precisamos em nossa igreja. A Mãe vem porque Ela quer ajudar seus filhos. Ela quer tirar-nos deste conflito. Ela quer nos mostrar o caminho no qual nós cremos caminhar. Hoje, mais do que nunca, e o mundo de hoje está passando por uma terrível crise. E a maior crise é a crise em Deus, a fé em Deus. Porque as pessoas distanciaram-se de Deus. Porque nós tiramos Deus de nossas famílias. Nós não rezamos mais com nossas famílias, não há mais amor em nossas famílias, existem tantos divórcios, e há tantas famílias destruídas. E não há mais amor entre os pais e as crianças estão longe de seus pais. E há tantos abortos e coisas que destroem as famílias de hoje e a sociedade. Então a moral está distante dos jovens. 

 E a Mãe vem até nós. E Ela quer nos levar para fora desta escuridão, para a luz. E Ela quer nos levar todos pela mão, e Ela quer nos levar todos a Seu Filho, e para a paz. Mas Nossa Senhora disse: “Queridos filhos, se não existe paz no coração do homem, se alguém não tem paz em si mesmo, se não há paz nas famílias, então não existe caminho de ter paz no mundo. Isto é porque Meus queridos filhos, Eu os convido, a não falar de paz mas começar a viver a paz. Não falar sobre oração, mas começar a viver a oração. Queridos filhos, no mundo de hoje existem palavras demais, é por isso que Eu os convido, e somente com o retorno da paz, suas famílias, e o mundo podem ser curados. E queridos filhos, o mundo de hoje está espiritualmente doente”. Então este é o diagnóstico que nos foi dado por nossa Mãe. Mas Ela não quer dar o diagnóstico somente. Mas Ela vem até nós e Ela nos traz a Divina Cura, cura para nós e para nossas dores. Ela quer curar nossas dores. Ela quer colocar o remédio em nossas feridas com muito amor, muita gentileza, com muito calor de Mãe. Ela quer nos encorajar. Ela quer consolar a todos nós. E Ela é a mãe que está preocupada com a nossa salvação; e ela quer nos erguer desta humanidade pecadora. “Queridos filhos,  Eu estou com vocês, Eu venho a vocês porque eu quero ajudar vocês para que tenham paz. Mas, queridos filhos, são vocês que Eu preciso. Porque é com vocês que eu quero alcançar as pessoas. Por isso é que vocês devem decidir pelo bem, e lutar contra o mal e lutar contra o pecado”. A Mãe usa palavras simples, e muitas vezes Ela repete e Ela nunca está cansada. É como eu. Quantas vezes eu tenho repetido estas mensagens. Eu estou compartilhando com vocês hoje, e nos últimos 22 anos, e eu não estou cansado ainda. Como Nossa Senhora, Ela nunca se cansa e eu aprendi isto Dela. Como todas as mães aqui. Quantas vezes vocês falam para seus filhos, “sejam bons, comportem-se bem, aprendam, estudem, não façam isto ou aquilo, porque isto não é bom”. Eu acredito que vocês tenham repetido isto para seus filhos milhares e milhares de vezes. E existe uma mãe aqui que possa dizer que ela é feliz ? Que ela diz para a criança uma vez e que ele nunca tem de repetir novamente. E cada mãe aprende, ela deve aprender porque Nossa Senhora está tentando nos ensinar para o bem, e ela quer que nós sejamos bons. 

 E Nossa Senhora não vem aqui para criticar-nos, para falar-nos acerca do fim do mundo, e para falar-nos sobre a segunda vinda de Jesus. Ela não veio para isto. As ela vem como a Mãe da Esperança. E ela que trazer esperança para este mundo cansado, para as famílias cansadas, para a igreja cansada. E Nossa Senhora diz: “Queridos filhos, se vocês são fortes, a igreja será forte também; mas se vocês são fracos, a igreja será fraca também. Vocês são a igreja viva. Vocês são os pulmões da Igreja. E queridos filhos, esta humanidade tem um futuro, mas vocês tem que começar a mudar a vocês mesmos, e vocês têm que voltar a Deus. E vocês têm que ter um relacionamento com Deus, e uma nova amizade, e vocês têm que caminhar com Ele em direção ao futuro”. 

 E Nossa Senhora nos convida a renovar a oração em família. E ela quer que toda família se torne um grupo de oração. E Nossa Senhora pediu aos padres para formar e conduzir os grupos de oração nas suas paróquias. Nossa Mãe nos convida a participar da Santa Missa. A missa deve se tornar o centro de nossas vidas. E eu lembro bem um encontro com Nossa Senhora. Nossa Senhora nos disse: “Queridos filhos, se vocês tiverem que escolher entre me ver e participar da Santa Missa, não venham a Mim, mas vão para a Igreja, para a Santa Missa”. Participar da Santa Missa significa acreditar em Jesus que se dá a nós na Santa Missa. Nós temos que nos abrir em direção a Ele, nós temos que nos dar a Ele. Nossa Senhora nos convida para confissão mensal e Ela nos convida para Adoração diante do Santíssimo Sacramento e a Veneração. E Ela nos convida a rezar o rosário com os membros de nossa família. E ela nos convida a jejuar a pão e água nas quartas e sextas-feiras. E Ela quer que nós leiamos a Sagrada Escritura com nossas famílias. E em uma de Suas mensagens Ela disse: “Queridos filhos, Eu quero que a Santa Bíblia esteja em um local visível nas suas casas”. E Nossa Senhora não quer que a Bíblia seja uma decoração, pegando poeira em nossa casa. Mas Nossa Senhora quer que nós aceitemos as palavras do Evangelho, que o Evangelho se torne a comida espiritual em nossa vida. E Nossa Senhora nos convida ao perdão, então que nós amemos uns aos outros, para que nós possamos ajudar uns aos outros.

  E a Mãe nos carrega todos em Seu coração. E Ela coloca todos nós em seu coração. E em uma de Suas mensagens Nossa Senhora disse, “Oh, Meus queridos filhos, se somente vocês soubessem o quanto os amo, vocês chorariam de alegria”. Isto é quão grande é o amor da Mãe, isto é o quanto Ela nos ama. É por isso que, quando Ela nos dá suas mensagens, ela dá as mensagens para o mundo inteiro. Não há mensagens especiais para diferentes países ou diferentes nacionalidades. Quando Ela dá Suas mensagens, Ela dá as mensagens para todos os Seus filhos. Então cada mensagem que Ela nos dá começa com as palavras: “Meus queridos filhos”, porque Ela é Mãe, porque Ela nos ama a todos, porque todos nós somos muito importantes para Ela, porque Ela precisa de nós. Ela não abandona nenhum; Ela não olha para a cor de nossa pele. Ela é Mãe de todos nós. E Ela não quer que nós nos achemos melhor que os outros. Mas Ela quer que nós abramos as portas de nossos corações para que nós possamos fazer o melhor que nós somos capazes de fazer. Não procurar e encontrar erros nas outras pessoas, mas rezar por elas.

 É por isso que a mensagem de oração juntamente com a mensagem de paz, é outra das mais importantes mensagens que Nossa Senhora nos dá. E milhares e milhares de vezes Nossa Senhora tem repetido, “Paz, Paz, Paz”. E acreditem-me, Ela nunca se cansa.  E Nossa Senhora quer mudar a oração dos lábios para a oração com o coração. E como Nossa Senhora nos ensina a rezar; por amor, com amor, a rezar com todo o nosso ser. Então nossa oração tem significado com Jesus, a conversa com Ele! Então o momento quando nós terminamos a oração, nós deixamos que a oração nos preencha com a paz e a alegria. Nossa Senhora sabe que nós não somos perfeitos. Mas Nossa Senhora quer que nós nos decidamos a rezar. E Nossa Senhora quer que nós estejamos na escola da oração, que nós aprendamos a rezar. E repete que é muito importante aprender a rezar Isto é um exemplo muito simples. Quando você quer conversar com alguém ao telefone, qual a primeira coisa que você deve começar a fazer ? Você deve tirar o telefone do gancho. Então você levanta o telefone, isto significa decidir pela oração. Isto significa decidir-se por Deus. E depois disso ? Então você disca o número do telefone. Então isto é o modo de entrar em oração. Você entra em uma conversa, e nesta conversa, apenas dê tudo a Deus, para que você possa aceitar tudo d’Ele! Enquanto não tirarmos o telefone do gancho, nós não seremos capazes de começar a rezar. Até que tiremos o telefone do gancho, nada pode acontecer conosco. Por isto esta decisão é muito importante !

  Em uma de Suas mensagens, Nossa Senhora disse: “Queridos filhos, se vocês querem entrar na escola da oração, vocês devem saber que não há finais de semana na escola da oração. Queridos filhos se vocês querem rezar melhor, então vocês devem rezar mais. E rezar mais é uma decisão pessoal. E rezar melhor é graça; graça dada aqueles que rezam mais”. E hoje nós dizemos que não temos tempo para a oração. Nós dizemos que estamos muito ocupados; que nós não temos tempo para nos encontrar com os membros de nossa família, que as crianças estão na escola, quando nós vamos para casa nós estamos cansados; que nós temos que cozinhar ou limpar; que nós temos que ir as compras. Nós não temos tempo para a oração. Mas Nossa Senhora disse em palavras simples: “Queridos filhos, não digam que não tem tempo; tempo não é problema, o problema é o amor. E queridos filhos, quando alguém ama algo, você sempre encontra tempo para tal. Mas quando você não ama algo, você nunca encontra tempo!”. Por isto Nossa Senhora sempre nos convida a rezar mais. Ela quer nos acordar para a oração; Ela quer nos fazer mais fortes na oração e na fé. E à noite, quando Nossa Senhora vier até mim, eu irei recomendar todos vocês, todas as suas necessidades, todas as suas famílias, todos os doentes e todos os paroquianos de onde vieram e todos os seus sacerdotes. 

Eu vejo Nossa Senhora da mesma forma que eu vejo vocês. Eu converso com Nossa Senhora da mesma forma que eu converso com vocês. Eu posso tocá-la. A beleza de Nossa Senhora é muito difícil de descrever em palavras. Eu posso dizer que Ela veste um vestido cinza, véu branco, tem olhos azuis e bochechas rosadas. Ela tem cabelo preto. Ela sempre flutua em uma nuvem. E Ela tem uma coroa de estrelas. E esta pintura que vocês vêem atrás de mim, talvez seja a mais próxima da qual Nossa Senhora parece. Mas eu repito que o dicionário humano é muito pobre para descrever a beleza de Nossa Senhora. Durante uma aparição nós perguntamos a Nossa Senhora; “Mãe, como pode você ser tão belaa ?”. Ela disse: “Eu sou bela porque amo. Meus queridos filhos, vocês devem amar, então todos vocês serão belos” (Silêncio) Tentem. Vamos tentar. Por favor rezem por mim (Ivan baixou sua cabeça e rezou conosco o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória ao Pai)