Medjugorje e os anjos


Anjo fotografado sobre a vila de Medjugorje

Vicka e Marija descrevem os anjos de maneira igual. Segundo elas, os anjos têm uma aparência humana, belos rostos, cabelos encaracolados, vestem-se com longas túnicas que lhes escondem os pés. Na maior parte do tempo, a Gospa vem com anjos que parecem crianças de um ou dois anos de idade, mas podem também ser maiores. Estão voltados para sua Rainha, que devoram com um olhar de amor e de maravilhamento evidente. O mais marcante é que eles imitam tudo o que Ela faz. Se ela se inclina para a frente, também se inclinam. Se abre as mãos, eles também abrem as suas. Se fala com tristeza, eles ficam tristes. Se sorri, eles sorriem...

Marija nos diz que todos os gestos da Gospa, por mínimos que sejam, são expressões puras da Vontade de Deus; a menor de Suas palavras, o tom da sua voz, tudo revela com perfeição o Querer de Deus. Ora, o papel dos anjos da guarda é o de nos ajudar a realizar plenamente o desígnio particular de Deus sobre cada um de nós. Eles são colocados ao nosso lado por Deus, para nos tornar propensos à sua vontade. Quando eles acompanham a Virgem, sua alegria aumenta visivelmente a cada instante, pois Ela em tudo realiza o plano de Deus. Quando a Gospa permanece por muito tempo, eles não se aguentam mais de alegria, não conseguem mais conter-se, então começam a bater as asas ruidosamente, cada vez com mais força.

- Para nós, os videntes, observar os anjos é uma verdadeira escola - diz Marija - Aprendo com eles a imitar a Virgem Santíssima a viver seguindo seu modelo. A acolhê-la como Rainha.

Em Medjugorje, acontece às vezes de a Gospa aparecer na montanha cercada de milhares de anjos. Ouvi muitas vezes Ivan dizer: "Hoje a Gospa veio alegre e feliz, com cinco anjos" ou "com três anjos". Isso acontece muito, principalmente em dias de festa.

trecho retirado do livro "Medjugorje anos 90 - o triunfo do coração" - Irmã Emmanuel - Editora Loyola 1998